Pneumologista – o que faz esse profissional médico

Pneumologista é o médico responsável por estudar doenças relacionadas às vias respiratórias inferiores, ou seja, os pulmões. É ele quem, por exemplo estuda casos relacionados à pacientes que foram infectados pela Covid-19, estudando o caso de pacientes que sofrem com a doença mesmo após a cura.

O pneumologista estuda mais a fundo as consequências que o Coronavírus deixou ao paciente infectado, como o cansaço pulmonar, fazendo com que o paciente canse muito rápido mesmo aos poucos esforços, a embolia pulmonar dentre outras consequências que a doença tenha causado ao organismo por consequência da ação do Coronavírus.

Para auxiliar no diagnóstico e consequente tratamento das doenças relacionadas aos pulmões, além do exame clínico, que é a consulta no consultório em si, o médico pneumologista pode utilizar-se de exames de imagem para ajudar, dentre eles estão os exames de raio-x, ultrassonografia e tomografia computadorizada.

Um dos exames mais completos e que mostram mais a fundo os resultados de uma reação infecciosa é a tomografia, em um paciente com Covid-19 por exemplo, pneumonia ou embolia pulmonar, a tomografia é o exame de imagem mais preciso e o que mais ajuda no diagnóstico preciso de que tratamento deve ser tomado pelo paciente.

Pneumologista – o que faz esse profissional médico:

Além de tratar doenças relacionadas à Covid-19, o pneumologista ainda é responsável por tratar:

-Pneumonia;

-Tuberculose;

-Câncer de pulmão;

-Transtornos respiratórios;

-Coqueluche;

-Pleurisia;

-Embolia pulmonar;

-Tosse crônica, dentre outros.

Quando buscar a ajuda de um pneumologista?

Quando o paciente teve Covid-19 e sofre com a falta de ar e dificuldade para respirar, tosse seca, perda de peso, perda de apetite, catarro e cansaço constante, que a qualquer esforço já sofre com a exaustão.

A busca por um profissional pneumologista esta dentre as mais comuns nos dias atuais, não só pelo surgimento da Covid-19 que deixa sequelas nos pacientes, mas também para o tratamento dos mais diversos problemas respiratórios e que estão relacionados aos pulmões, muitas vezes doenças causadas até mesmo pela poluição das grandes cidades, com o local onde se trabalha e muito mais.