O verão é uma das estações mais movimentadas do ano, o vai e vem constante geram poluição que aliada com as altas temperaturas e a baixa temperatura do ar elevam os riscos de doenças respiratórias, neste artigo você vai conhecer algumas delas e como prevenir-se para evitar surpresas desagradáveis.
Doenças respiratórias do verão: como prevenir
Existem algumas doenças que são típicas do verão dentre elas estão as gripes e resfriados, faringites, laringites e sinusites, que causam dor de cabeça, nariz obstruído, dor de garganta, tosse seca, sangramento nasal e falta de ar.
Para todas elas existem métodos eficazes de prevenção, dentre elas estão:
– Mantenha o ambiente sempre muito bem úmido, coloque baldes com água e toalhas molhadas no escritório ou em locais fechados para aumentar a umidade do ar (sempre cuidando para não deixar o mosquito da dengue procriar-se).
– Faça exercícios físicos nos horários menos quentes, antes das 10 da manhã e depois das 16 horas.
– Mantenha tudo muito bem arejado, cuidado com o transporte público onde muitas pessoas tem por costume fechar janelas.
– Sempre ofereça água para crianças e idosos, eles precisam repor líquido frequentemente.
– Evite fazer queimadas, elas poluem o ambiente, diminuem a umidade e consequentemente causas as doenças respiratórias do verão.
– Caso utilize ar-condicionado, tenha por costume colocar um recipiente com água no ambiente para aumentar a umidade do ar.
– Use roupas frescas.