Benefícios do Chocolate

Consumir chocolate não satisfaz somente a vontade de comer doces, pesquisas recentes indicam que a guloseima oferece uma boa quantia de benefícios à saúde, tanto benefícios que se veem, quanto os que não se veem, isso porque o chocolate faz bem para alguns órgãos, quanto para a parte estética.

Segundo pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino, esse benefício está relacionado às moléculas do cacau, as procianidinas, que possuem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células do tumor.

O chocolate é rico em flavonídes, ácido gálico e epicatequina, substâncias anti-oxidantes que combatem de frente os radicais livres que acarretam o envelhecimento, além do surgimento de diversas doenças.

Benefícios do Chocolate

Muitos outros benefícios são encontrados quando o consumo do chocolate é feito moderadamente, dentre eles estão:

Prevenção contra o Ataque Cardíaco: Quando consumido duas vezes por semana, o chocolate reduz os riscos de morte por problemas no coração.

Contribui para a Beleza: Quem pensa que o chocolate só gera espinhas está muito enganado, isso porque a guloseima atua diretamente contra a oxidação das células, além de ser um hidratante.

Ajuda no Bem-estar: um dos mais conhecidos benefícios do chocolate é a sensação de bem-estar, isso ocorre pois com o consumo de chocolate aumentam os níveis de endorfina e dopamina, responsáveis pelo relaxamento.

Chocolate na Gravidez: Segundo pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, o chocolate reduz em até 40% os riscos de pré-eclâmpsia (hipertensão), quanto consumido ao menos 5 vezes por semana.

Aumenta o colesterol Bom HDL: o colesterol bom é um fator positivo para nossa saúde, o chocolate além de aumentar esse fator também diminui o colesterol ruim e evita a formação de placas de aterosclerose devido ao seu efeito antioxidante e cardioprotetor.

Melhora a Saúde do Cérebro: O chocolate amargo, rico em cacau, ajuda a reduzir os danos causados ao cérebro após um acidente vascular cerebral (AVC), tudo isso graças ao composto epicatequina que protege as células nervosas.

Contribui para o Fluxo Arterial: O consumo de chocolate amargo faz bem à saúde cardiovascular, diminuindo as chances de coagulação das plaquetas e a obstrução dos vasos, além de melhorar o fluxo arterial.

Ajuda no controle da Pressão Arterial: O consumo de chocolate amargo ajuda no controle da pressão arterial, segundo os pesquisadores da Universidade de Linkoping, na Suécia, a alta concentração de cacau contribui para a diminuição da pressão arterial.

Diminui a fome: quando consumido na quantidade correta, o chocolate ajuda a matar a fome e, de forma indireta, colabora para o emagrecimento.

Protege a pele do sol: rico em compostos bioativos como os flavonóides, o chocolate acaba protegendo a pele contra os danos dos raios UV.

Estimula o sistema nervoso central: como o chocolate possui teobromina que age semelhante à cafeína, esses dois fatores colaboram ainda para os músculos cardíacos.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *