Por que Aquecer ou Alongar antes do Treino?

Você que gosta de dicas de treino, seja musculação, corrida, lutas ou qualquer outro esporte, sabe que aquecer-se é fundamental antes de praticar qualquer exercício, não é? Este é um dos conceitos do treinamento físico mais propagados e mais discutidos. Aquecer é fundamental, alongar depende da ocasião. Deixa eu explicar melhor. Durante muitos anos se acreditou, sem comprovação científica, que alongar-se antes dos exercícios prevenia lesões. Isto foi bastante estudado, e em todos os estudos, foram encontradas evidências de que além de não prevenir lesões, o alongamento ainda pode facilitar a ocorrência delas em algumas situações. Assim, inicialmente quero diferenciar o que é alongamento do que é aquecimento.

O alongamento é uma série de exercícios, geralmente estáticos, que visam promover o alongamento das fibras musculares e articulares, com o intuito de ganhos de flexibilidade. Já o aquecimento é uma série de exercícios, geralmente dinâmicos, visando preparar o corpo para a atividade que virá na sequência. Assim, alongar-se é uma coisa e aquecer é algo totalmente diferente.

Por que Aquecer ou Alongar antes do Treino?

Por que Aquecer ou Alongar antes do Treino?

Mas para te ajudar a entender melhor como aquecer e em que situações alongar-se, vou dar algumas dicas:

  1. Alongar-se: o alongamento pode causar lesões se feito antes de treinos exaustivos, como a musculação e a corrida em alguns casos. Portanto, alongar-se menos de uma hora antes do treino é bastante prejudicial, pois o alongamento “cansa” as fibras (fuso muscular) antes de se iniciar a atividade. Já no caso dos esportes, ele é recomendado, pois a grande maioria deles necessita de uma grande amplitude, portanto, alongar-se antes das lutas ou do futebol é bastante viável. Uma maneira correta e segura de alongar-se é o alongamento ativo, aonde você realiza certos movimentos e vai aumentando a amplitude deles aos poucos.
  2. Aquecer: para práticas que vão causar maior desgaste muscular e articular, como musculação e corrida, o ideal é aquecer de acordo com a atividade que vai realizar. No caso da musculação por exemplo, você pode caminhar ou correr por 5 minutos, no intuito apenas de aumentar a sua circulação sanguínea, ou executar séries para o grupo muscular que você vai treinar, com pouco peso, apenas aumentando a vascularização no local. Assim seu corpo irá estar preparado para a atividade que está por vir. No caso dos exercícios aeróbicos, como natação, corrida, caminhada ou ciclismo, o ideal é começar com um ritmo leve, por pelo menos 5 minutos, e depois ir aumentando a intensidade. Assim seu corpo não sofre um choque e consegue manter a atividade de maneira segura. 

Enfim, preparar seu corpo para cada atividade é fundamental, pois somente assim você conseguirá manter-se nela por um período longo, diminuindo a incidência de lesões. Mas lembre-se, toda atividade deve ser supervisionada por um profissional, pois somente ele poderá avaliar melhor sua situação e a carga de exercícios. Fora isso, pratique exercícios e coma de maneira adequada, seu corpo agradece.

Artigo escrito pelo blog
www.acidezmasculina.com