A endometriose é uma doença exclusiva das mulheres em idade reprodutiva, é um transtorno ginecológico que atinge em média 10% das mulheres e causam graves desconfortos, além de existir a possibilidade da infertilidade reprodutiva.

A principal manifestação da Endometriose é facilmente diagnosticada através das fortes cólicas menstruais que a mulher tem, e que acabam causando sérios problemas de relacionamento interpessoal tanto no trabalho, quanto com a família ou no convívio social.

Principais sintomas:

O que é Endometriose: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

O que é Endometriose: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

– Cólicas no período menstrual

– Sintomas intestinais cíclicos (diarreia, sangramentos e dor)

– Problemas com a urina (excesso, sangramentos ou dor)

– Dor pélvica crônica

– Dores durante ou após o ato sexual

– Infertilidade

Como diagnosticar:

O diagnóstico da Endometriose pode ser feita por um profissional da saúde, o Ginecologista, que ao realizar exames de fertilidade ou toque vaginal, o diagnóstico definitivo deve ser feito através de uma videolaparoscopia.

Como tratar:

O tratamento depende muito da vontade de paciente de engravidar, a intensidade dos sintomas, a área afetada, a idade, além de outros sintomas que devem ser avaliados pelo médico, em sua consistência o tratamento é feito mediante administração de medicamentos e sob controle do ginecologista da paciente.