O que é Candidíase: manifestação, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

O que é Candidíase?

Causada pelo fungo Candida albicans, a Candidíase pode ocorrer tanto em mulheres, quanto em homens, além de bebês que nascem de mães infectadas. Ataca qualquer parte da pele humana, pode ser encontrada ao redor dos olhos (candidíase ocular), da boca (candidíase oral), através da AIDS/SIDA ou na mucosa vaginal (candidíase vaginal).

Como ela se manifesta?

A Candidíase pode ser adquirida devido a baixa imunidade corporal, através de uma má alimentação, estresse, pode ser relacionada a doenças como o diabetes e o Lúpus eritematoso sistêmico, relação sexual sem prevenção, menopausa, falta de higiene pessoal, alergias.

Sintomas mais frequentes?

No caso da Candidíase oral os sintomas mais frequentes são manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha, na candidíase dos órgãos genitais os sintomas são vermelhidão e irritação da região exterior da vagina, também é liberada uma secreção branca e espessa nas mulheres, para os homens ocorre o inchaço, vermelhidão do pênis e prepúcio.

Como saber se estou com candidíase?

Primeiramente deve-se observar os sintomas descritos acima, caso não sejam evidentes, a certeza de que se está com Candidíase é possível somente através da realização do exame Papanicolau.

Como tratar?

O tratamento é feito mediante o uso de remédios e com o consumo de alimentos pobres em açúcares, amidos e carboidratos. Sempre é necessário que seja feita uma consulta com um profissional da área de saúde para que seja indicado o medicamento correto.

Como prevenir a Candidíase?

Não é nada difícil prevenir-se contra a Candidíase, isso porque hábitos de vida saudáveis (uso de roupas limpas, higienização correta das partes íntimas), a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada colaboram em muito com os cuidados para não adquirir a doença.