Como a mamãe deve alimentar-se

Um dos momentos mais especiais para toda mulher é quando vê seu filho vindo ao mundo, a alegria e emoção tomam conta de qualquer mulher, porém, deve-se levar em conta que é o inicio de uma nova fase, onde a mãe é a principal fornecedora de alimento para seu filho (a) por pelo menos os próximos 6 meses.

Com tanta responsabilidade nas costas o cuidado com a alimentação da mãe deve ser redobrado, como a mamãe deve alimentar-se faz parte de todo o processo e é fundamental para que, tanto ela, quanto o bebê, tenham uma vida mais saudável nos próximos meses.

Como a mamãe deve alimentar-se

A mãe que está amamentando perde calorias, aumentando, consideravelmente suas necessidades nutricionais, a dieta para a mamãe, em base, é a mesma que foi adotada durante o período de gestação, ela deve ser equilibrada em proteínas, carboidratos e gorduras.

Um item muito importante deve ser tomado com total atenção, esse item diz respeito ao consumo de água, que deve ser constante pois ajuda na produção do leite que irá alimentar seu bebê por pelo menos 6 meses.

Alguns alimentos com risco de contaminação com mercúrio e bisferóis como peixes predadores mais velho e maiores (cação, cavala e peixe espada) são perigosos para mulheres que estão no período gestacional, para crianças e mães amamentando.

O consumo de refrigerantes, chocolate e chá preto também devem ser evitados, no caso do café a dica é que sejam consumidos no máximo 3 xícaras de 100 ml durante o dia, pois o excesso pode causar insônia e irritabilidade no bebê, os alimentos diet e corantes também devem ser evitados.

Os cuidados com a alimentação após o parto e durante a amamentação são essenciais para que a saúde, tanto da mãe quanto do bebê sejam preservadas, vale lembrar que antes de iniciar qualquer dieta é necessário que um médico especialista (nutricionista) seja consultado.