Alimentos funcionais

Que os alimentos funcionais fazem bem para a saúde todos nós sabemos, porém, o que não se sabe é quais são esses alimentos e qual é a real vantagem em consumi-los no nosso dia-a-dia. Neste artigo você saberá um pouco mais sobre o que são os alimentos funcionais, quais são esses alimentos e quais os seus benefícios.

O que são os Alimentos Funcionais?

São alimentos que possuem alto valor nutritivo, que ajudam a reduzir as chances de adquirirmos doenças graves como as crônicas degenerativas (câncer ou diabetes), reduzem riscos de problemas cardiovasculares, tumores, do câncer de colo, são antioxidantes e muito mais.

Os alimentos funcionais possuem nutrientes que colaboram para a prevenção e o correto funcionamento do nosso organismo, dentre eles estão os compostos Isoflavonas, Proteínas da Soja, Catequinas, Fibras Solúveis e Insolúveis, Lignanas, Tanino e muitos outros.

Alimentos funcionais

Imagem ilustrativa

Alimentos funcionais

Quais são os alimentos funcionais?

Dentre os alimentos funcionais encontram-se a Soja e seus derivados, couve flor, framboesa, uva roxa, peixes marinhos, vinho tinto, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, feijão), leguminosas, alho, cebola, leite fermentado, maça, manjericão, leite e caju.

Vale lembrar que todo e qualquer alimento, inclusive os alimentos funcionais devem ser ingeridos com o controle de um profissional da área (nutricionista), dentro de uma dieta, isso potencializa seu efeito ajudando ainda mais na manutenção do organismo.