16 Alimentos contra a Anemia

A Anemia é a doença que reduz a capacidade do sangue em transportar oxigênio para os tecidos, seja pela redução de eritrócitos ou hemoglobina, seus sintomas mais comuns são o cansaço, fraqueza, indisposição, dificuldade de concentração e falta de memória, pele pálida, batimentos cardíacos acelerados, distúrbios de apetite, mal estar, tontura, náusea e até problemas menstruais.

Alguns dos sintomas da Anemia estão relacionados diretamente com a alimentação incorreta, com a falta de ingestão de alimentos com ferro, vitamina B12, e folato, também pode ocorrer por defeitos na membrana do eritrócito, defeitos na hemoglobina e na membrana eritrócito.

16 Alimentos contra a Anemia

16 Alimentos contra a Anemia

16 Alimentos contra a Anemia

A ingestão de alimentos é um dos principais aliados ao combate da anemia, confira abaixo nossa relação com alimentos contra a Anemia.

1 – Leite enriquecido com ferro: ao comprar o leite no supermercado, deve-se observar os que possuem a observação de ferro na embalagem.

2 – Agrião.

3 – Carnes vermelhas (principalmente o fígado e outras vísceras – miúdos)

4 – Carnes de aves.

5 – Carnes de peixes.

6 – Castanhas.

7 – Cheiro-verde.

8 – Couve.

9 – Ervilha.

10 – Feijão.

11 – Grão integrais.

12 – Grão-de-bico.

13 – Taioba.

14 – Lentilha.

15 – Mariscos crus.

16 – Nozes.

Para melhorar a absorção do ferro pelo organismo, pode-se complementar a alimentação com alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C), como as frutas cítricas, além de alimentos ricos em proteínas, por outro lado, existem alimentos que inibem a absorção do ferro pelo organismo e que devem ser evitados, exemplo são os ricos em cálcio, taninos, fosfato que estão presentes no café, chás, mate, leites e derivados.