12 Alimentos que combatem a Insônia

Pesquisas apontam que cerca de 1/3 da população brasileira sofre com insônia, ou seja, mais de 60 milhões de pessoas passam as madrugadas sem dormir em decorrência da insônia.

A Insônia é caracterizada principalmente pela ausência do sono, por uma grande e prolongada dificuldade para dormir (caracterizada insônia em seu estágio inicial), a dificuldade para manter-se dormindo, por um horário contínuo, já indica um estágio intermediário, pode ser caracterizada também pela dificuldade em voltar a dormir quando se desperta durante a noite, sendo caracterizada como a insônia terminal.

Muitos fatores são os causadores da insônia, dentre eles estão os psicológicos (estresse, excesso de preocupação, depressão, ansiedades, etc) e os fatores físicos (cama desconfortável, dificuldade para respirar, iluminação).

12 Alimentos que combatem a Insônia

12 Alimentos que combatem a Insônia

12 Alimentos que combatem a Insônia

A maneira mais comum de se tratar a insônia é através de medicamentos industrializados, receitados por um médico, porém, também existe o tratamento natural, mais saudável e que também exerce forte efeito sobre a doença. Confira abaixo nossa relação com 12 alimentos que combatem a insônia.

1 – Amêndoa – possui triptofano, além de magnésio, zinco, ferro e cobre que ajudam a combater a falta de sono.

2 – Arroz integral – por ser uma boa fonte de carboidratos, o arroz integral regula a serotonina e melatonina.

3 –  Banana – rica em triptofano, ingrediente que é responsável por acalmar.

4 – Chá de camomila – excelente relaxante muscular, ideal para quem pratica musculação.

5 – Couve – ajuda no sono e no relaxamento muscular.

6 – Espinafre – possui taurina que reduz o estresse e o ácido fólico (vitamina B9) um antidepressivo natural.

7 – Laranja – possui vitamina C que ajuda a reduzir o cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

8 – Linhaça – possui ômega 3, que ajuda na regulação dos neurotransmissores, melhorando o sono, humor, ansiedade, irritação e a depressão.

9 – Maracujá – esse é um velho conhecido de toda a população pela fama em acalmar, pode ser consumido em formato de suco durante o dia e também em chá.

10 – Ovo – quem diria, mas o ovo também colabora para o combate à insônia pois possui vitamina B12 e colina, que ajuda a melhorar a depressão.

11 – Peixes – possui taurina que reduz o estresse.

12 – Semente de Gergelim – possui triptofano.